terça-feira, 9 de junho de 2009

Vitrine GLBT

Neste domingo, 14 de junho, acontece em São Paulo a maior Parada do Orgulho Gay do mundo. A previsão é que mais de dois milhões de pessoas participem do evento, que no ano passado reuniu na avenida Paulista, segundo a Polícia Militar, 1,9 milhão de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e simpatizantes.


Com dez anos de existência, a Parada tornou-se o principal evento da cidade, deixando para trás até o milionário circo da Fórmula 1, segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), órgão oficial de turismo da capital paulista. A Parada atrai cerca de 600 mil turistas, que vêm para participar da manifestação, fazer compras e se divertir nos bares, restaurantes e casas noturnas paulistanas.

"São pessoas que chegam com uma semana de antecedência e permanecem na cidade até o final do evento. Fora transporte e hospedagem, gastam no comércio local de R$ 180 a R$ 200 milhões"
Com tanta gente e dinheiro, é de se concluir que o evento tenha muitos patrocinadores, dispostos a mostrar seus produtos para esse público poderoso, como acontece com outras Paradas, no mundo todo. A de São Francisco, nos Estados Unidos, por exemplo, reúne pouco mais de 1 milhão de pessoas e tem o apoio de gigantes como Bank of America, MasterCard, Pepsi, Delta Airlines, entre outros.
Aqui, a história é outra. As empresas ainda não apoiam o evento, mas já estão de olho no potencial desse mercado. Segundo IBGE, 10% da população do Brasil é homossexual. Pela visão corporativa, são 18 milhões de consumidores.

Deu para perceber como é poderoso esse mercado?
Fotos: reprodução ( nenhuma desta vitrines são do Brasil, falta muito ainda....)
Fonte Isto é Dinheiro




3 comentários:

ML disse...

Sabe que eu pensava que o grupo GLBT era maior do que 10%?

Mesmo assim, num país enorme como o Brasil é muito vacilo mesmo as empresas ainda não terem acordado para esses milhões de pessoas.
Ainda falta muita estrada pra esse país andar de vez pra frente.

bjnhs

erica disse...

acho que atentar para este público como consumidor já é um grande passo para um reconhecimento mais amplo. Infelizmente, parece que neste caso, o consumidor virá antes do indívíduo.

Beth/Lilás disse...

POxa vida, e eu estava em Sampa neste domingo, mas não daria tempo para ver tudo e pegar o vôo das 16 horas! Pena!
abração carioca