segunda-feira, 30 de março de 2009

Entrevista com Fatima Miranda





FATIMA MIRANDA graduou-se em cenografia e indumentária pela Faculdade Nacional de Belas Artes(UFRJ). Miranda realizou cursos livres no Parque Laje, assim como participou de oficinas de tingimento (BATIK,SHIBORRI, AQUARELA,) algodão viscose e seda.
“Tenho um atelier onde trabalho com vários segmentos, projetos de visual merchandising em lojas, feiras, cenografia para TV, teatro e cinema. Crio e desenvolvo projetos exclusivos de decoração de interiores(, quartos para bêbe) , hall de entrada de edifícios residencias e vitrines.
Veja as opiniões dicas e trabalhos da artista






O que levou a ser vitrinista?

A minha inquietação. Com certeza, eu queria mais,uma forma de comunicação que fosse mais rápida, que acontecesse logo. A vitrine me dá este retorno.






Fez algum estudo epecifico para se tornar vitrinista?

Fiz muitos cursos e , sempre que posso, participo de workshops e procuro sempre estar atenta a qualquer tipo de informação, desde moda a fatos históricos, exposições, pesquisa e reciclagem constante.




Na sua opinião o que define uma boa vitrine ?

Eu acho que uma boa vitrine é aquela que conversa com quem está olhando. De alguma forma, ela tem vida, desperta sentimentos e emoções,






Como você começa a pensar uma vitrine?

Trabalho para vários segmentos. Sendo assim, para cada cliente tenho uma motivação,várias idéias e elas vão se transformando, tomando forma, e ganham vida própria.


Você tem liberdade total durante a criação, ou o cliente pode opnar?

Sim, ,tenho total liberdade, normalmente meu cliente só vê a vitrine quando ela está pronta, mas isto não impede que opine.






Onde você busca inspiração para suas vitrines?

Minha inspiração vem de tudo, da natureza, do sol, do vento. Assisto a filmes, vou a exposições,galeria de arte, ando na rua,viajo , vejo tudo que você escreve e mostra no fashion bubbles. Assim, vou armazenando informações para realizar o meu trabalho. Eu faço tudo junto, desenho,falo e crio ao mesmo tempo. Sou agitada. Faço tudo ao mesmo tempo.


A crise afetou seu trabalho? Qual ou quais as soluções encontradas?

Afetou sim. Precisei refazer todos os orçamentos e não podemos deixar que o trabalho seja prejudicado. Isto requer mais criatividade ,tempo dedicação. Mas todo este esforço é necessário na eventual substituição ou diminuição de matérias e serviços. Na medida do possível tento não agredir as características originais do trabalho.


Uma mensagem para quem quer iniciar na área.

O profissional desta área vai precisar cada vez mais de conhecimento no segmento,ter experiência em varias áreas, ,trabalhar em equipe, deverá habilidade manual e gostar muito do que faz. De modo geral, impor seu trabalho e mostrar como esta profissão é importante




Um comentário:

ML disse...

Parabéns a vocês!

Cada vez mais admiro as vitrines.

Sucesso!

2 bjnhs